segunda-feira, 5 de maio de 2014

Onde se come bem e barato!

A minha filha já me tinha dito que aqui se comia muito bem e barato! Eu já tinha ouvido o nome do restaurante e deu-me vontade de rir! Confesso que não tive logo vontade de lá ir... só pelo nome! Mas como ao mesmo tempo lhe achava graça e atendendo à insistência da minha filha e genro, dizendo que estava sempre cheio, que iam lá imensas pessoas de bem (?)... referiu, realmente, alguns amigos nossos que são, na realidade, pessoas de bem... e de comer bem!!! Acreditei que era bom e barato e tínhamos de experimentar. Chegou, finalmente, o dia em que lá fomos almoçar, depois de alguns afazeres na baixa. Mesmo no início da Rua da Sofia (a tal que era a mais larga da europa na idade média, onde havia várias igrejas e colégios) há uma cortada pedonal, estreita, onde ao fundo podemos ver isto:
Recinto muito pequeno, mas onde cabem umas 20 pessoas sentadas e algumas que, com mais pressa, comem rapidamente ao balcão as refeições expostas como a seguir mostro:
E é só escolher! Tudo cheira muito bem e, se não estiver já cozinhado, aparece no prato num instante! A sopa, que há sempre, pode também ser pedida. Nós quisemos 2 pratos que não estavam cozinhados, pensámos que íamos esperar, mas rapidamente apareceram à mesa 2 pataniscas de bacalhau e, a seguir, 2 alheiras com ovo estrelado, uma coisa destas para cada um de nós, claro!
E é só isso! Não há batatas, nem massa, nem arroz, nem saladas!... Mas há pão para acompanhar. A especialidade é sempre servida no pão fresco. Há bifanas, iscas, moelas, pataniscas de bacalhau, salsicha com cebola, jaquinzinhos com molho de escabeche, petinga frita, orelha e pé de porco, filetes, panados, omeletes, hambúrgueres (a sério!), posta de bacalhau... e as tais alheiras.
Mas há também bebidas, claro! Ninguém iria comer a seco!... Há água, vinhos, traçadinhos (vinho com gasosa), cervejas, sumos... tudo o que dá para acompanhar uma refeição. E no fim há café e poderá, eventualmente, beber-se uma aguardente!...
O que pedimos está na foto que se segue, mas acreditem que a patanisca foi a mais, não por não estar boa, não, estava excelente, mas só a alheirinha com o ovo tinha sido suficiente e até sobrou um pedacinho do pão. Vejam como nem tive tempo de fotografar o que nos foi servido... tal era o apetite!!!
No final a conta! Quero aqui dizer que os pratos a confecionar são um pouco mais caros, porque tudo o que está pronto e servido no pão, está entre os 0,95€ e 1,90.
Um dia destes iremos lá voltar!
Está no facebook e eu apenas gostei... sem outros interesses.

Ontem, dia da mãe, em Portugal

                           http://dasmaosdateresinha.blogspot.pt/2014/03/a-minha-mae.html

Já tenho tantas saudades da minha mãe!