segunda-feira, 5 de maio de 2014

Onde se come bem e barato!

A minha filha já me tinha dito que aqui se comia muito bem e barato! Eu já tinha ouvido o nome do restaurante e deu-me vontade de rir! Confesso que não tive logo vontade de lá ir... só pelo nome! Mas como ao mesmo tempo lhe achava graça e atendendo à insistência da minha filha e genro, dizendo que estava sempre cheio, que iam lá imensas pessoas de bem (?)... referiu, realmente, alguns amigos nossos que são, na realidade, pessoas de bem... e de comer bem!!! Acreditei que era bom e barato e tínhamos de experimentar. Chegou, finalmente, o dia em que lá fomos almoçar, depois de alguns afazeres na baixa. Mesmo no início da Rua da Sofia (a tal que era a mais larga da europa na idade média, onde havia várias igrejas e colégios) há uma cortada pedonal, estreita, onde ao fundo podemos ver isto:
Recinto muito pequeno, mas onde cabem umas 20 pessoas sentadas e algumas que, com mais pressa, comem rapidamente ao balcão as refeições expostas como a seguir mostro:
E é só escolher! Tudo cheira muito bem e, se não estiver já cozinhado, aparece no prato num instante! A sopa, que há sempre, pode também ser pedida. Nós quisemos 2 pratos que não estavam cozinhados, pensámos que íamos esperar, mas rapidamente apareceram à mesa 2 pataniscas de bacalhau e, a seguir, 2 alheiras com ovo estrelado, uma coisa destas para cada um de nós, claro!
E é só isso! Não há batatas, nem massa, nem arroz, nem saladas!... Mas há pão para acompanhar. A especialidade é sempre servida no pão fresco. Há bifanas, iscas, moelas, pataniscas de bacalhau, salsicha com cebola, jaquinzinhos com molho de escabeche, petinga frita, orelha e pé de porco, filetes, panados, omeletes, hambúrgueres (a sério!), posta de bacalhau... e as tais alheiras.
Mas há também bebidas, claro! Ninguém iria comer a seco!... Há água, vinhos, traçadinhos (vinho com gasosa), cervejas, sumos... tudo o que dá para acompanhar uma refeição. E no fim há café e poderá, eventualmente, beber-se uma aguardente!...
O que pedimos está na foto que se segue, mas acreditem que a patanisca foi a mais, não por não estar boa, não, estava excelente, mas só a alheirinha com o ovo tinha sido suficiente e até sobrou um pedacinho do pão. Vejam como nem tive tempo de fotografar o que nos foi servido... tal era o apetite!!!
No final a conta! Quero aqui dizer que os pratos a confecionar são um pouco mais caros, porque tudo o que está pronto e servido no pão, está entre 0,95€ e 1,90€.
Um dia destes iremos lá voltar!
Está no facebook e eu apenas gostei... sem outros interesses.

13 comentários:

  1. Olá Teresinha: o nome do restaurante é bem engraçado e fiquei com água na boca só de ouvir a descrição dos petiscos e as próprias fotos. Que grande variedade de escolha e com um preço muito "simpático".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresinha, por aqui no Brasil não iríamos mesmo em um lugar assim, rsrsrs mas é um pré-conceito eu concordo... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Teresinha, petiscos tão bons e muito em conta mesmo! Quando for a Coimbra lá irei espreitar;)) e comer, claro! Beijinhos e bom fim de semana. Ailime

    ResponderEliminar
  4. Teresinha...há já há muito tempo que não passava por aqui!
    Gostei e no dia em que decidir petiscar...vou aceitar a sugestão!
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por esta partilha e excelente sugestão, Teresinha!
    Beijinhos
    Vanda

    ResponderEliminar
  6. Cara Teresinha: muito rapidamente, passei os olhos pelos seus blogues e deparei com uma alma sensível, bem-humorada e culta. Gostei muito do que li, mas infelizmente não terei tempo para ler muito mais. No entanto, quis deixar aqui o meu agradecimento pelo seu comentário no "Língua à Portuguesa", bem como os meus votos de muitas felicidades e momentos de realização pessoal para si!

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha!
    O restaurante tem um nome invulgar!! Mas serve bem e barato ...é o que interessa nos tempos que correm. Quando for a Coimbra vou lá parar! Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Tereza
    Bem à portuguesa, já vejo que é ali que é bom. Como falas em Rua da Sofia cheirou-me a Coimbra. Antes passei muito por lá. agora pouco mas fixo o nome.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Não se come por esse preço em lado nenhum....

    ResponderEliminar
  10. eu já conhecia de nome, mas não tive ainda oportunidade de espreitar ao vivo e experimentar. mas é uma excelente ideia, mais a mais numa rua bem conhecida. bom fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha,

    é a primeira vez que eu venho aqui a este teu "outro cantinho" e gostei muito de tudo o que vi.
    Este restaurante tem uns preço bem bons, super baratos. O café por ex. é do mesmo preço aqui da escola e esse restaurante é como se fosse uma cantina, não é? Nestes tempos, comer bem e pagar barato é o que todos queremos.
    Em outubro, eu vou aos Açores, posso pedir sugestões de bons restaurantes? Eu ganhei um voucher para 2 noites em S. Maria, mas há outras ilhas que eu quero conhecer. Podes me dizer quais são as mais bonitas e que vale a pena visitar? E o famoso cozido em que ilha é que fazem?

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  12. Fiquei com apetite ;)
    Agradecendo e retribuindo a visita ao meu blog.

    Tudo de bom.

    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Olá impossível ficarem os trabalhos mais bonitos que os seus ou mais perfeitos porque os seus são os originais, fiquei feliz por me visitar.
    Mas que nome tem esse restaurante tira logo a vontade de comer, só mesmo confiando em si eu iria lá. Bom fim de semana
    beijinhos
    Aldora

    ResponderEliminar