quinta-feira, 10 de abril de 2014

Num dia de boas abertas...

Num dia de boas abertas fomos passear pela ilha. A hora do almoço aproximava-se e havia que escolher um restaurante onde se comesse bem. Tentámos escolher algum desconhecido, pensámos nos últimos onde já tínhamos estado e comido bem, mas não se situavam naquela área. Foi assim que, ali mesmo à beirinha do mar, em Rabo de Peixe, avistámos um por onde, há um par de anos, tínhamos passado e comido muito bem, na companhia de amigos que, nesse ano, quiseram passar férias connosco, aqui na minha linda ilha. Por fora, confesso, o restaurante pareceu-me um pouco tosco, a precisar de pintura exterior, cheguei mesmo a hesitar em elegê-lo para nele darmos tréguas ao ratinho que nos avisava que estava na hora do repasto das 12!... Mas, àquela hora, não íamos ligar à pintura do exterior, isso é trabalho para pintores e nós procurávamos mesmo era um bom cozinheiro! Afinal o que falava mais alto era a qualidade da comida que, ali, nos tinha deixado boas recordações. Iríamos averiguar. E, ultrapassada a porta, logo as minhas hesitações se desvaneceram por completo. Fomos os primeiros a chegar e prontamente informados, pelo simpático garçon, da frescura e rapidez com que os almejados peixes seriam apresentados nos nossos pratos. Havia vários pratos do dia: de peixe… o riquíssimo mar azul está repleto de imensas variedades de peixes que, ingenuamente, entram nas redes dos pescadores antes de saltarem para o nosso prato, depois de preparados com toda a perícia. Para elucidar os clientes sobre a variedade da rica fauna marítima e com o intuito de auxiliar na escolha, o dono do restaurante pendurara alguns quadros com fotos de peixes, dos mais pequenos aos maiores. A nossa escolha foi para o alfonsim e para a abrótea. Esta, transformada em delicioso filete, nunca me escapa sempre que venho aos Açores! Havia também pratos de carne e como a ilha está praticamente invadida por pastagens, só posso dizer que a carne é, também, de excelente qualidade e igualmente preparada com mestria por peritos cozinheiros. Mas nós inclinamo-nos mais sobre os peixes!... 


  
Faço propaganda às coisas boas da minha terra? Faço! E aposto que quem tiver vontade de ler este texto até ao fim irá pensar duas vezes antes de escolher um bom restaurante apenas pela beleza do seu aspeto exterior!!!... Ah! Não é luxuoso. É rústico e muito confortável, com decoração alusiva ao nome que detém. E se vierem a S. Miguel ou por acaso já cá estejam, aconselho uma visita a este restaurante, que, aos poucos foi sendo ocupado por apreciadores da excelente gastronomia açoriana... muito simples, mas ótima!

Enquanto lá estivemos conversámos com o simpático moço que nos atendeu e que, curiosa e rapidamente, consultou o meu blog e gentilmente dirigiu elogios ao meu trabalho. Sim, porque agora os garçons não são apenas empregados de mesa! São jovens que, com cultura acima da média, antigamente desnecessária para exercer estas funções, querem e precisam de trabalhar para ultrapassar, a qualquer custo, as dificuldades que, infelizmente, alguém lhes colocou no caminho.
UM ABRAÇO, AINDA DE S. MIGUEL, NOS AÇORES

7 comentários:

  1. Viva Teresinha
    Ainda bem que está podendo aproveitar estes momentos de tranquilidade com o seu marido na sua bela ilha. Também gosto muito de peixe sobretudo assim fresquinho. . .
    Um abraço
    maria torres

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha, conheço S. Miguel assim como Rabo de Peixe, pois o meu trabalho anterior levava-me a diversas deslocações a essa linda ilha. Alfonsim ou boca negra, peixe delicioso.
    Um abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha: cá estou eu também aqui a segui-la,pois sou apreciadora de uma boa estória e a Teresinha sabe muito bem contá-las. Claro que conheço este restaurante de belíssimo peixe fresco, embora eu não seja exatamente a apreciadora número um dessa comida.
    Vou ficar por aqui. Fiz hoje referência ao seu outro blogue e já sei que ganhou mais uma seguidora, uma querida amiga, também muito simpática e que conheci virtualmente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. adorei a sua "critica". bom saber que alguém defende o que é nosso :)
    beijinhos
    MónicaP

    manchasdbatom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. E como me parece apetecível uma viagem pelos Açores...

    Beijinhos e obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  6. Ah Teresinha,

    Como eu gostava de voltar aos Açores! Vejo que gosta de boa comida, especialmente peixe fresco. Ainda bem que gostou da minha sugestão no meu blog. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Teresinha...não conheço os Açores...mas se um dia for a S. Miguel irei espreitar!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar