segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O bife... n' "O Galego", em Ponta Delgada

No dia do 73º. aniversário do meu, agora único, irmão Luís quisemos levá-lo a um restaurante. Escolheu “O Galego”, aqui em Ponta Delgada, por servir um bife maravilhoso, de carne das famosas vacas açorianas. É um bife simples, podemos escolher do lombo ou da vazia. O primeiro, um pouco mais tenro; o segundo, tenro também, talvez seja mais saboroso. Eu e o meu irmão escolhemos este; o meu marido preferiu o mais tenro. E das três opções - mal passado, médio ou bem passado - todos pedimos o médio. Como eu disse é um bife simples, com um ovo a cavalo e um bocadinho de pimenta da terra, servido apenas com batatas fritas (das verdadeiras: descascadas e cortadas à mão, ali na cozinha que se avista das mesas!).
Com eficiência, atenção e rapidez os pratos foram colocados à nossa frente pelas simpáticas moças que nos atenderam.
Cerveja foi a bebida escolhida. Cá para nós, um bife… é com cerveja: um fino fresquinho, de preferência… e no nosso caso foram dois!

E eu não como carne vermelha!!! Quer dizer: eu não devo comer carne vermelha!... Melhor: eu não posso comer carne vermelha! Ainda melhor, como diz a minha neta de 6 anos: posso mas não devo!
À parte os vegetarianos… quem é que resistiria a este bife?
Vai fotografado nas várias etapas da sua deglutição.
Mas acreditem que só tinha comido um bife assim vermelho há mais de um  ano aqui em S. Miguel, neste mesmo restaurante “O Galego” (tomem nota os grandes apreciadores de bife!)
                                      
 
 
E depois destas apetitosas fotografias quero dizer-vos que isto é meia dose… e foi a quantidade certa (talvez um pouco grande demais para nós… mas comemos tudo!). A última foto é da minha última garfada do pãozinho a rapar do prato o divinal molho, antes de pôr de lado os talheres! Nos livros de etiqueta isto é um desvio às regras… mas, confessem: quem é que não faria isto… que sabe tão bem!!!

Ah! Para lá fomos de táxi, mas para casa viemos a pé… caminhando mais de uma hora!... As fotos que fui tirando durante a caminhada, sob chuva miudinha, vão ficar para outro post.
UM ABRAÇO

12 comentários:

  1. É um bife bastante apetitoso! Vou guardar esse restaurante como referencia para quando for a Sao Miguel! Muito obrigada pela partilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vendo essa sua deliciosa degustação cara Teresinha só me resta desejar-lhe um dia maravilhoso e verdadeiramente abençoado
    Beijos e afagos no coração

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresinha:no último fim de semana das férias dos meus filhos, foi também este o local escolhido. Já tinha ouvido falar muito bem deste bife,mas ainda não tinha provado. Devo dizer que foi provado e aprovado. Estava delicioso!!
    Infelizmente não viemos a pé, pois o meu marido anda, há meses ,com um problema num músculo e não pode fazer caminhadas ou exercício físico. Mal posso esperar pelas fotos, pois este "passadão" é muito bonito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Oi Teresinha, que delícia... eu já tentei parar de comer carne, mas não consigo, rsrsrs depois de uma refeição assim é bom voltar caminhando mesmo, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderEliminar
  5. O bife tem um aspecto delicioso, embora para mim tivesse que ser bem passado. Não sou capaz de comer carne ensanguentada.
    Se houvesse peixe ,optaria por ele.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, como boa carnívora que sou ...confesso, amo bifes, assim no ponto como este, e claro fiquei a salivar, porque aqui bem na hora que abri para dar uma espiada já são quase a hora do almoço, ai salivei ainda mais, bife com batatas fritas não ha na minha opinião comida mais gostosa...tenho dito!!! bjucas querida

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Teresinha!
    Posso discordar?
    Acho que as regras são para ser quebradas ... muito, muito de vez em quando! Fizeste muito bem em prevaricar!

    Apontei o nome do restaurante e quando voltar aos Açores maravilhosos, divinos, únicos, lá estarei comendo o bifinho irresistível.

    Fica bem!
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  8. -`✺´-
    Essas fotos dão água na boca!!!

    Uma boa semana, cheia de surpresas agradáveis!
    Beijinhos.
    -`✿´-

    ResponderEliminar
  9. Oi Teresinha esta descrição da carne do bife me deixou curioso e o prato pronto ficou muito bonito, adoro batatas e carne e com uma cerveja não tem preço.
    Abraços Teresinha.

    ResponderEliminar
  10. Amiga... Quem sabe um dia conheço e provo essa delícia e esse pãozinho no final foi o culminar de uma bela refeição! Bj amigo

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Teresinha,
    Ainda estou a sorrir com a parte final;)),pois por vezes também fazemos assim.
    Esse bife deve ser divinal. Acho que ninguém resiste;))!
    Parabéns ao mano!
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. É muita maldade a esta hora (05h58 da manhã) com este lindo prato saboroso. Amei seu espaço, consigo viajar por onde nunca fui.
    Aproveito e fico com vc aqui.
    Tenha um final de semana abençoado.

    Bjs

    http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar