segunda-feira, 8 de junho de 2015

Hamburg - Kiel e um dia em navegação

23.05.2015 – sábado: Hamburg - Kiel
De manhã fomos transportados de autocarro até ao porto de Kiel, onde embarcámos. O MSC ORCHESTRA iria zarpar às 18:00h. Como era ainda cedo, fomos até ao camarote, apenas com vigia, porque já fizemos outros cruzeiros em camarote com varanda e eu acabava por tirar as fotografias no convés, para apanhar melhor ângulo de visão. Almoçámos e continuámos a visita pelos imensos recantos do grande barco. À hora prevista o navio zarpou, completamente lotado. Da cidade de Kiel ficou apenas a visão de bordo. As nuvens não permitiram outra apreciação: uma cidade portuária, cinzenta, com verdes, sem grande beleza. Aliás, também achei Hamburg uma cidade cinzenta, talvez porque o sol estivesse atrás das nuvens… mas as duas cidades alemãs têm imensas zonas verdes com muitas árvores e lindas flores. O tempo é que não ajudou na apreciação!

Ao jantar o grupo ficou em mesas próximas, sendo a nossa apenas de dois casais. De Coimbra, os nossos simpáticos companheiros fizeram-nos companhia durante todos os dias do cruzeiro, àquela hora. E ali, em ameno convívio, histórias de vida foram sendo contadas, apresentando-se de tal modo ricas e interessantes, que as poderíamos ver adaptadas ao cinema! Começam a delinear-se pontos de interesse comuns e afinidades que acabam por levar a uma amizade quase fraterna. Todos os dias servidos pelo mesmo empregado de mesa, com ele também se esboçam laços de amizade, embora mais ténues. Para ele, somos mais um casal que lhe presta atenção, que lhe ensina agora umas palavras da língua portuguesa. O nosso simpático garçon, nascido em Bali, ficou eufórico quando lhe dissemos que tínhamos estado por duas vezes na terra dele.

Durante o dia íamos encontrando os outros companheiros do grupo e andávamos por aqui e por ali, ouvindo música, lendo, escrevendo, conversando. Um dia inteiro em navegação nunca é entediante, com tantas ofertas de distrações pelas várias salas. À noite no teatro, o espetáculo diário com boa música, dançarinos e acrobatas é a não perder.

Aos poucos irei escrevendo e mostrando algumas fotos, não garantindo o ritmo destes dois dias, porque há outras tarefas a cumprir aqui por casa. Organizar fotos e texto é tarefa que ocupa algum tempo. Mas quem por aqui passa e deixa um comentário merece todo este trabalho que desempenho com muito gosto e carinho.
 UM ABRAÇO

9 comentários:

  1. Que delicia viajar atraves de sua viagem , as fotos e a escrita nos transporta para o seu delicioso cruzeiro....no aguardo ansiosa , claro para quando o tempo permitir o restante...bjucas e semana abençoada pra vc!

    ResponderEliminar
  2. É um navio gigante! Parece quase uma ilha! E certamente não será nada entediante, pois com aquele tamanho muito haverá que ver e fazer! A cidade pareceu-me bonita, também! Acho que cada lugar é bonito, à sua maneira! Um beijinho e obrigada por partilhar esses momentos

    ResponderEliminar
  3. Que viagem maravilhosa Teresinha
    O seu relato e as fotos mostram a alegria e prazer de vocês neste fantástico cruzeiro
    Beijos e um sorriso

    ResponderEliminar
  4. Só não digo :- Aí que inveja porque essa coisa de andar no meio do Oceano não é coisa que almeje.
    Que aproveitem e se divirtam muito muito muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amiga...que bom que gostou e que tudo correu bem!
    Encontrar gente simpática...nestas andanças...torna ainda mais agradável o nosso passeio!
    Esta semana não posso ir até Coimbra pois ando em exames...com problemas na minha mão direita...mas assim que estiver disponível...vou ligar e a conversa ficará em dia!
    Um abraço apertadinho!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Terezinha. Voltei e já sou sua seguidora. Quantos artigos seus vou ter que ler ainda... Sabe , li a poesia de autoria de seu pai , aquele das almofadas e gostei tanto que gostaria de poder copiá-la no meu Blog. Posso ? Colocarei o seu nome, seu Blog e o autor.
    Beijos. Ah, peça alguns títulos de bons livros para o seu marido, assim eu posso ler mais e mais. (mas não gosto de livros modinha,essas novidades sem graça que têm aparecido)

    ResponderEliminar
  7. Oi, Terezinha !
    Que felicidade radiante !
    Parabéns, amiga, e um fraterno abraço.
    Sinval.

    ResponderEliminar
  8. Como gostaria duma viagem assim...

    Só posso sonhar contigo ao leme.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, gostei imenso do teu relato.
    Já estive em Hamburgo e em Kiel, mais que uma vez e tive sorte, porque, com um tempo magnífico, revelaram-se cidades belíssimas onde testemunhamos o verdadeiro modo de vida alemão, para mim, apaixonante. Aliás, adoro a Alemanha, toda a Alemanha!
    Quanto ao cruzeiro pelos fiordes sei que é lindíssimo e também já tive a sorte de o fazer.
    Esperamos a continuação do relato.
    Beijinhos

    ResponderEliminar