segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Homenagem ao meu irmão Hugo

Em setembro de 2013 ainda fui a tempo de ver a homenagem
ao meu irmão Hugo, organizada por este querido amigo,
o poeta, escritor e pintor Vítor Meireles.
Foi em São Miguel, nos Açores.
Desde essa altura que quero mostrar-vos este evento,
mas só hoje, na véspera de embarcar para a minha Ilha,
é que surgiu esta oportunidade.
Nst!!! Oportunidade?!...
( palavra que encontrei, de momento, para justificar o meu desleixo!...)
Eu sei que o meu amigo, ainda primo, me vai desculpar!
Começo por algumas aguarelas pintadas pelo meu irmão Hugo.
Eu tenho reproduções fotográficas do tamanho das originais,
mas entretanto, fiquei surpreendida e imensamente contente
com a oferta destes originais, que, depois de pintados,
eram oferecidos ao amigo.
 Por isso e por muito mais... o Meireles é um grande amigo!

 Olhando para estas obras do meu irmão pensei na alegria
que ele poderia ter tido ao saber que duas das sobrinhas-netas
 herdaram os seus genes: 
uma na E. Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha
e a outra na Fac. de Belas-Artes da Universidade do Porto.
Termino com um poema da autoria do meu irmão.
O título, provavelmente, "Quando eu voltar"... 
traduz claramente a esperança do jovem alferes que, 
ao escrever o poema,
aguardava o regresso aos braços da sua amada.
Mas isso não se concretizou, infelizmente!
Pouco tempo depois
acabou por ser alvejado por um morteiro que, em Angola, 
a 11 de dezembro de 1966, o derrubou mortalmente
deixando também ensanguentados os corações de quem o amava.

Amanhã viajo, de novo, para este lugar
onde não vou encontrar o que há cinco anos encontrei.
De todas as vezes que lá fui, a primeira foi um choque:
faltava a minha mãe e a luz que irradiava...
e as estórias que me contava, dando-lhes um ar cor-de-rosa!

Mas irei abraçar outra geração que me fez crescer, de novo, 
a vontade de voltar a ser feliz lá também,
onde eu sei que, os que lá vivem agora,
absorvem toda a magia da Casa de Família,
para eles um castelo... onde correm e brincam,
imaginando que os bisavós os observam e lhes sorriem...
 de algures... onde possam estar... na eternidade! 
UM ABRAÇO

5 comentários:

  1. Querida Teresinha: que bonita homenagem ao teu irmão. Pelos vistos a veia artística corre na família. Adorei o seu poema, tão bonito, tão sentido e comoveu-me saber que afinal ele nunca mais voltou.
    Amiga: espero que nos possamos ver. Quando puderes, diz-me qualquer coisa
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Que linda homenagem e Meirelles é bem amigo mesmo. Retornar ao lugar da infância é estranho quando tudo que nos acompanhou já se foi... Ainda bem houve a renovação e agora certamente já estarás com alegria tendo esses encontros! Aproveita bem! Boa viagem! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Uma bela homenagem em olhares lindos e um texto fantástico!
    Bj e que seja uma bela e boa estadia junto de quem ama!

    ResponderEliminar
  4. Que linda homenagem ao seu irmão Teresinha, emocionante!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, querida Teresinha!
    Feliz de quem tem um irmão para abraçar com ternura fraternal!
    Deus os abençoe!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar